Terremotos pelo mundo … forte sinal dos tempos

Mundo•Notícias6 anos atráspor MateusComentar

Terremoto atinge norte da Califórnia e assusta americanos. E os golfinhos…

06.03.2012 – Um tremor de magnitude 4,0 atingiu a região da baía de São Francisco, no norte da Califórnia, nesta segunda-feira, relatou o Serviço Geológico dos Estados Unidos.

O terremoto, que inicialmente foi relatado com magnitude 4,3, teve o epicentro 24 quilômetros a nordeste de São Francisco, e teve profundidade de 8,8 quilômetros, afirmou o serviço norte-americano.

“(O tremor) Me acordou. Eu ouvi uma mulher no meu prédio gritar. Durou alguns segundos”, disse um habitante da região de Oakland, localizada do outro lado da baía de São Francisco. Ele disse que ainda estava escuro quando o terremoto atingiu a região.

Trens de passageiros da área da baía da Califórnia sofreram uma breve paralisação devido o terremoto.
Antes do tremor de 4,3 outro de magnitude 2,9 na escala Richter foi registrado.
Segundo autoridades não há relatos de vitímas ou danos materiais.

Fonte: http://ianoticia.blogspot.com/ e blog Libertar

Pequeno tsunami atinge o Japão após forte terremoto de 6,8 graus

14.03.2012 – As primeiras ondas do tsunami provocadas pelo terremoto de 6,8 graus da escala Richter que atingiu nesta quarta-feira o norte do Japão alcançaram o litoral da ilha setentrional de Hokkaido sem causar prejuízos, revelou a Agência Meteorológica japonesa.

Confira imagens antes e depois do terremoto no Japão

O aumento das águas foi de apenas 10 cm e detectado às 18h52 (6h52 de Brasília) no cabo de Erimo, na costa leste de Hokkaido, revelou o organismo que, por enquanto, mantém o alerta de tsunami nesta província e nas regiões de Aomori e Iwate. A agência alerta para possível elevação da água em até 0,5 m por causa do tremor, que teve epicentro a 210 km do litoral e a 10 km de profundidade.

A província de Iwate foi uma das três mais afetadas pelo terremoto e devastador tsunami que há um ano causou mais de 19 mil mortos no nordeste do país e a pior crise nuclear dos últimos 25 anos.

Em todas as áreas afetadas pelo alerta desta quarta-feira, as autoridades emitiram avisos por alto-falantes e pediram à população procurar locais elevados e não se aproximar das áreas litorâneas e das margens de rios e canais.

Após o terremoto, a Agência de Segurança Nuclear do Japão iniciou uma revisão nas usinas atômicas da região, todas paralisadas por questão de segurança devido à catástrofe na planta de Fukushima sem que, por enquanto, haja informações de anomalias.

Sem irregularidades também no centro de reciclagem de resíduos nucleares de Aomori, perto do litoral do Pacífico, conforme a TV pública NHK.

O terremoto, que ocorreu às 18h09 (6h09 de Brasília), foi sentido com diferentes intensidades em 19 províncias do centro e norte do Japão. Nas regiões de Hokkaido, Aomori e Iwate, o tremor alcançou até 4 graus na escala japonesa fechada de no máximo 7. Essa medição se centra mais nas zonas afetadas do que na intensidade do tremor.

Em alguns locais da província de Miyagi, bastante castigada pelo tsunami de março de 2011, o terremoto foi de 3 graus na escala japonesa. Em Fukushima, epicentro da crise nuclear desencadeada pela catástrofe de um ano atrás, a intensidade foi de 2 graus.

Fonte: Terra noticias

Forte Terremoto de magnitude 7,4 atinge o sul do México

20.03.2012 – Um terremoto de magnitude 7,4 atingiu a região de Oaxaca, no Estado de Guerrero, no sul do México, às 12h02 desta terça-feira (15h02 pelo horário de Brasília). De acordo com Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês), o tremor foi registrado a aproximadamente 20 km de profundidade e a 190 km a leste da cidade de Acapulco, na costa mexicana do Oceano Pacífico.

Inicialmente, a estimativa do USGS era de um tremor de 7,9 graus, a uma profundidade de 17,5 km. A magnitude chegou a ser ajustada para 7,6 antes de ser confirmada com o atual valor. O Serviço Sismológico Nacional (SSN) mexicano, por sua vez, havia estimado entre 6,5 e 6,6 graus a magnitude do tremor, corrigindo o número posteriormente para 7,8 – magnitude não compartilhada pelo serviço de medição dos Estados Unidos. Após o tremor principal, foram registradas no mínimo seis réplicas – a mais forte foi de 5,3 graus, segundo o SSN.

O terremoto teria durado 5 minutos e teria sido sentido na Cidade do México, forçando milhares de pessoas a evacuar edifícios e moradias e interrompendo temporariamente os serviços de telefonia. Imagens de redes de televisão locais transmitidas cerca de uma hora depois mostraram a capital mexicana com poucas pessoas nas ruas, mas calma e sem grandes danos aparentes, à parte alguns tijolos derrubados de um prédio.

A Câmara dos Deputados suspendeu seus trabalhos. Todos os congressistas presentes no Palácio Legislativo de San Lázaro foram evacuados, assim como os funcionários, para os jardins do complexo parlamentar.

Por parte das fontes oficiais de segurança do México, não há confirmação sobre as eventuais consequências do tremor, mas o presidente Felipe Calderón adiantou não haver, por ora, danos sérios causados pelo fenômeno. “Até o momento, não há registro de danos graves”, afirmou, através sua conta no Twitter.

Na localidade de Zihuatanejo, no Estado de Guerrero, a cerca de 230 km de Acapulco terremoto não houve grandes impactos. Jacobo Pastora, recepcionista do Hotel Amuleto, na praia de La Ropa, afirmou ao Terra que o tremor foi mínimo e que as pessoas não saíram às ruas como em outras regiões. “Aqui está tudo bem, eu estava trabalhando dentro do hotel quando soube do terremoto, mas não senti nada”, disse.

Fonte: Terra noticias

Terremoto de 4,6 graus na escala Richter atinge Argentina

23.03.2012 – Um terremoto de 4,6 graus de magnitude na escala Richter foi sentido nesta sexta-feira na província de San Juan, no noroeste da Argentina, sem registro de danos ou vítimas até o momento.

Conforme o Instituto Nacional de Prevenção Sísmica (Inpres), o epicentro do abalo foi a 65 km ao oeste da capital homônima da província, na Sierra del Tontal, e teve profundidade de 109 km.

“A intensidade do sismo na escala Mercalli modificada alcançou o grau 3 na cidade de San Juan”, detalhou o organismo nacional. O tremor ocorreu às 6h25.

Fonte: Terra noticias

Forte Terremoto de magnitude 7,2 atinge região central do Chile

25.03.2012 – Um forte terremoto de magnitude 7,2 atingiu o centro do Chile neste domingo, informou o instituto geológico americano (USGS, da sigla em inglês). No entanto, até o momento, as autoridades chilenas não reportaram sobre a existência de vítimas. Também não há alerta de tsunami.

O terremoto de 7,2 ocorreu às 22h37 GMT (19h37 de Brasília) a 219 km ao sul de Santiago. A profundidade foi de 30 km. Por outro lado, o Serviço Simológico Nacional (SSN) da Universidade do Chile informou que a magnitude foi de 6,8.

O Escritório Nacional de Emergências do Chile (Onemi) ativou o protocolo de evacuação preventiva da costa da região de Los Lagos até Valparaíso. Contudo, após ter conhecimento da informação da Marinha sobre as possibilidades nulas de tsunami, a evacuação foi cancelada, criando confusão em algumas cidades.

Com informações do jornal El Tiempo e Terra noticias

Japão: Terremoto de 6,3 graus estremece prédios em Tóquio

27.03.2012 – Um terremoto de magnitude 6,3 estremeceu nesta terça-feira prédios em Tóquio, capital do Japão, disseram o Serviço Geológico dos Estados Unidos e testemunhas. O tremor foi relatado inicialmente com magnitude 6,2 na costa nordeste da ilha principal de Honshu, a uma profundidade de 32 quilômetros, de acordo com o serviço.

A emissora japonesa NHK informou que não havia ameaça de tsunami e que o Centro de Alertas de Tsunami do Pacífico norte-americano também afirmou que não havia perigo de uma onda gigante.

Fonte: Terra noticias

=======================================

Nota de www.rainhamaria.com.br

Diz na Sagrada Escritura:

“Porque as comportas do alto se abrem e os fundamentos da terra tremem. A terra se quebra, a terra é abalada violentamente, a terra é fortemente sacudida. A terra cambaleia como um bêbado, é agitada como uma cabana. Sua rebelião pesa sobre ela, ela cairá e já não se levantará”. (Is 24, 18-20)

“Haverá grandes terremotos por várias partes, fomes e pestes, e aparecerão fenômenos espantosos no céu”. (Lc 21,11)

a terra é abalada violentamentea terra é fortemente sacudida. A terra cambaleia como um bêbadoA terra se quebraé agitada como uma cabana. Sua rebelião pesa sobre elaela cairá e já não se levantaráIs 24 18-20terremotos pelo mundotremores de terra

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *