Terremoto na Filipinas cria um desnível de 5 km, semelhante a um muro

Em 15 de outubro de 2013, a ilha Bohol, das Filipinas, foi sacudida por um terremoto de magnitude 7.2. Além do prejuízo normalmente causado por um terremoto desta magnitude, ele também deixou uma marca indelével na paisagem – um muro cortando mais de 5 km de terras cultivadas.

n/d

Este estranho muro de terra e pedras com quase 3 metros de altura não é obra humana, e sim o resultado de uma das maiores forças da natureza: um terremoto

Basicamente, parte do terreno deslizou para baixo, e a outra parte elevou-se, criando uma muralha que em alguns pontos chega a 3 metros de altura (ao longo da falha geológica, e pouco acima do epicentro).

n/d

Os geólogos do Instituto de Vulcanologia e Sismologia Filipino (PHiVolc) aponta que a falha que causou o terremoto corre ao longo de uma área com pouca população, e não há relatos de ninguém que tenha sido engolido pelas fendas formadas. No entanto, pelo menos duas casas estavam no caminho da falha, e uma delas caiu dentro da mesma, como pode ser visto nas fotos.

n/d

A Terra é um planeta geologicamente ativo, o que significa que suas camadas estão em movimentação, e a paisagem está em constante mudança, ainda que esta mudança não seja tão perceptível para os humanos.

O fenômeno que trabalha contra a erosão é o tectonismo, duas placas semimaleáveis se chocando de forma lenta, mas constante. Se as massas forem bastante maleáveis, no ponto em que elas se tocam se deformam, parte delas subindo e parte descendo — é o fenômeno que deu origem aos Himalaias, quando o subcontinente indiano colidiu com a Ásia.

Fonte: /hypescience.com – Enviado pelo amigo Tony Henrique

=============================

Nota de www.rainhamaria.com.br (VISITA RECOMENDADA)

Diz na Sagrada Escritura:

“Porque as comportas do alto se abrem e os fundamentos da terra tremem. A terra se quebra, a terra é abalada violentamente, a terra é fortemente sacudida. A terra cambaleia como um bêbado, é agitada como uma cabana. Sua rebelião pesa sobre ela, ela cairá e já não se levantará”. (Is 24, 18-20)

“Haverá grandes terremotos por várias partes, fomes e pestes, e aparecerão fenômenos espantosos no céu”. (Lc 21,11)

“Quando os homens disserem: Paz e segurança!, então repentinamente lhes sobrevirá a destruição, como as dores à mulher grávida. E não escaparão”. (1Ts 5,3)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *