O GRANDE PIO XII – O PASTOR “ANGELICUS”

Nossa homenagem ao Maior Papa dos tempos modernos: Pio XII. O Grande! O Magno! Seu reinado dividiu a história da Igreja que deve ser contada antes e depois dele!

“…Não obstante a alegria de festejar o nascimento de tão grande Vigário de Cristo, celebra-se também hoje o aniversário de sua eleição para o Trono de São Pedro, ocorrida no seu 63o aniversário, aos 2 de março de 1939.

Um dos pontificados mais turbulentos e, ao mesmo tempo, iluminados do século passado, o de Pio XII caracterizou-se pelas dificuldades resultantes da II Guerra Mundial e dos horrores do nazismo que o intrépido “Pastor Angelicus” não cessou de reprovar. Pio XII prodigalizou-se em favor dos judeus perseguidos, chegando a abrigá-los no Palácio Apostólico de Castel Gandolfo, sua residência de verão.

Foi o único Pontífice do século XX a valer-se da prerrogativa da infalibilidade papal ao declarar solenemente ser dogma de fé divinamente revelado que a Virgem Maria foi assunta em corpo e alma à glória celestial (1o de novembro de 1950). Em 1954 celebrou o centenário do dogma da Imaculada Conceição com o primeiro Ano Mariano da História.

Canonizou seu predecessor São Pio X e a “Inês do século XX”, a jovem Maria Goretti.

Presidiu às cerimônias do Ano Santo de 1950 e ordenou as escavações que trouxeram à luz a necrópole vaticana que guarda, entre outros tesouros, o túmulo do Príncipe dos Apóstolos.

Pio XII imortalizou-se como o “último Príncipe de Deus”. Com sua morte, ocorrida aos 9 de outubro de 1958 fechou-se um ciclo importante da história do Papado. Sua passagem para o céu foi acompanhada pelo pranto universal dos fiéis que se despediam do seu Pastor.

Ao passo que celebramos o seu aniversário natalício, pedimos ao Senhor que apresse a sua canonização para que, em breve, possamos vê-lo no lugar que lhe é devido: a glória dos altares.”

( Texto do Sem. Thiago Fragoso – Arquidiocese de João Pessoa)

Fonte: http://www.padremarcelotenorio.com/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *